A Análise do Comportamento Aplicada (ABA), originada do inglês “Applied Behavior Analysis” é uma ciência que fundamenta intervenções comportamentais sistemáticas e intensivas para o ensino de habilidades. Dada a sua eficácia, principalmente em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e por suas estratégias de ensino por meio da “aprendizagem sem erro”, esta vem sendo amplamente conhecida e indicada.
A terapia ABA deve ser planejada e orientada por profissionais da psicologia e deve promover uma aprendizagem simultânea nas diversas áreas do desenvolvimento.
A intervenção ABA envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança com Transtorno do Espectro Autista, demandas comportamentais e/ou outros transtornos de desenvolvimento possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível.
Esta Terapia tem como objetivo atuar em prol do desenvolvimento da criança com o uso de técnicas que possibilitem ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social, buscando reduzir, por meio de práticas de repetição, comportamentos negativos que possam causar danos ou interferir no desenvolvimento.
Dentre as habilidades ensinadas, podemos citar:
– Comportamentos sociais, a exemplo da busca pelo contato visual e comunicação funcional;
– Habilidades acadêmicas;
– Atividades da vida cotidiana;
– Redução de ações comportamentais, a exemplo das estereotipias, autoagressões, fugas etc;