Neuropsicologia

A Neuropsicologia é uma ciência que estuda as relações entre o cérebro, o comportamento e os processos mentais. Preocupa-se com a complexa organização cerebral e suas relações com o comportamento e a cognição, quer em quadros de doenças como no desenvolvimento normal

A Neuropsicologia contribui para o diagnóstico clínico e funcional em pacientes com diferentes patologias, facilitando o reconhecimento da natureza das dificuldades cognitivas e decisão acerca das intervenções mais adequadas para cada caso.

O crescimento do cérebro antes e após o nascimento e durante todo o período da infância é fundamental para o futuro desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança. (Papalia, 2006).

A avaliação infantil, A luz da neuropsicologia do desenvolvimento é um processo de psicodiagnóstico que tem como foco a relação cérebro-comportamento. É um processo que inclui várias fases: entrevista inicial, observações lúdicas, planejamento da avaliação, seleção de instrumentos e integração dos dados.

Distúrbios neuropsicológicos diretamente relacionados às lesões cerebrais ou específicos de aprendizagem, por exemplo, podem ser avaliados e estabelecido o perfil do déficit, a extensão funcional e habilidades tendem a ser preservadas.

Solicite uma consulta

    Start typing and press Enter to search

    Shopping Cart