A Nutrição é a ciência responsável pelo tratamento das relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos pelo ser humano e possíveis estados de saúde e doença.
A Nutrição Infantil é a área da Nutrição focada na saúde e bem-estar das crianças. O acompanhamento já pode ser iniciado na gestação e deve ser mantido de maneira constante de acordo com o solicitado pelo Nutricionista Infantil.
A adequada alimentação na infância é de suma importância para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, principalmente nos primeiros mil dias de vida que correspondem aos 230 dias de gestação + 730 dias equivalentes aos dois primeiros anos de vida da criança. Conhecido como “A teoria dos mil dias”, essa fase compreende uma programação metabólica com forte influência na prevenção e no desenvolvimento de doenças. Nesse período que cada célula do corpo está sendo formada e programada, os pais têm uma oportunidade única de influenciar o desenvolvimento dos filhos e de ajudá-los a se tornarem crianças e, posteriormente, adultos mais saudáveis.
Nos primeiros mil dias as mamães também enfrentam a tão duvidosa e insegura introdução alimentar e é nesse período que a ajuda de um nutricionista é primordial, visto que os alimentos devem ser inseridos de forma saudável, cautelosa e paciente para não gerar traumas, recusas futuras ou até mesmo seletividades.
Pensando em todos esses desafios, a alimentação adequada deve começar desde a gestação e perdurar nas demais fases de desenvolvimento, contribuindo, assim, para os bons hábitos alimentares e a prevenção de patologias que possam vir a surgir desde a infância até a vida adulta.
Na NeuroGenetics, trabalhamos a Nutrição de uma forma abrangente e, para isso, contamos com uma nutricionista especializada na atenção de adultos e crianças com pós-graduação em Fitoterapia – ciência que estuda as plantas medicinais e seu uso no tratamento de doenças, visando, sempre o bem-estar da família como um todo.
Tem como área de atuação, na NeuroGenetics, a prescrição de dietas para portadores de síndromes raras, pacientes neurológicos, diabéticos e pacientes que necessitam de controle de peso além de atuar na prescrição da Dieta Cetogênica para portadores de Epilepsia Refratária.