Neurologia Infantil

É o médico responsável pela investigação, diagnóstico e tratamento de qualquer lesão e/ou alteração neurológica em crianças. Um Neuropediatra, como é conhecido o médico especialista em Neurologia Infantil, além de ser o incumbido de avaliar todo o sistema nervoso central e periférico de crianças, é também aquele que acompanha o desenvolvimento neurológico destas, através de exame clínico e análise de suas aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo.

Em alguns casos, há a necessidade de uma avaliação com um Neuropediatra logo nos primeiros meses de vida, assim como, há casos em que esse primeiro contato só vem a acontecer após anos desde o nascimento.

Para uma maior precisão do tempo em que essa criança deverá ser levada a um Neuropediatra, é imprescindível a observação do comportamento desta. É preciso de mais atenção aos chamados “marcos do desenvolvimento neuropsicomotor”, definido como um processo de mudanças e adaptações no comportamento motor de uma criança de acordo com a idade – a exemplo: sentar- se sem apoio, engatinhar, falar/ balbuciar e andar. Geralmente, quando se nota um atraso significativo para alcançar esses marcos, faz-se necessário uma avaliação com um Neuropediatra para que este possa identificar a provável causa desse atraso.

Além destes, casos de crianças com queixas constantes de cefaleia, tontura, lapsos de memórias ou aquelas já em idade escolar em que são percebidas uma maior dificuldade de aprendizagem ou um déficit maior de atenção, uma avaliação com Neuropediatra é fundamental.

Importante mencionar que há inúmeros outros sintomas que ocorrem a partir de alterações no sistema nervoso e periférico e que precisam do olhar clínico de um Neurologista.

Crianças com qualquer lesão neurológica demandam de um cuidado especial. Além do acompanhamento com um bom Neurologista Infantil, faz-se necessário, em alguns casos, um trabalho minucioso com uma equipe multidisciplinar e integrada – a exemplo da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia – com formação em diversos métodos conceituados e com um amplo conhecimento do Sistema Nervoso e do impacto ocasionado por essas lesões no desenvolvimento infantil visando, sempre, o melhor para os pacientes.

Aqui na NeuroGenetics, contamos com uma equipe de Neuropediatras altamente especializada e capacitada a investigar, diagnosticar e tratar os mais diversos acometimentos do sistema nervoso.

Entre estes, podemos citar: Paralisia Cerebral, Crises convulsivas, transtornos de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, alterações de formato do crânio, alterações de comportamento, distúrbios de aprendizagem, cefaleia, aplicação de toxina botulínica em alguns casos de doenças neurológicas etc.

Solicite uma consulta

    Start typing and press Enter to search

    Shopping Cart