Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é a ciência que atua na promoção da saúde, avaliação, diagnóstico, orientação, habilitação/ reabilitação, monitoramento e aperfeiçoamento de aspectos relacionados à linguagem oral e escrita, fala, fluência, voz, sistema miofuncional, deglutição, função auditiva e vestibular e educação.

Na NeuroGenetics, o Fonoaudiólogo busca habilitar/ reabilitar bebês e crianças com algum acometimento que as levem a distúrbios de deglutição, fala, linguagem e cognição – a exemplo Transtorno Espectro Autista (TEA), síndromes genéticas, alterações neurológicas, deficiência auditiva, atraso de linguagem e fala sem outro fator associado etc.

A atuação do Fonoaudiólogo vai além da intervenção em casos de transtorno fonológico (dificuldade na produção dos sons da fala, troca na fala). Transtornos do neurodesenvolvimento – a exemplo do Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral, malformações craniofaciais e síndromes genéticas –, distúrbios de linguagem e fala, dificuldades de leitura e escrita, quadros de alteração de funções orais (respiração, mastigação, deglutição), distúrbios alimentares e seletividade alimentar são também exemplos de precedentes para se buscar uma avaliação com um Fonoaudiólogo.

Além das melhorias que refletem, de maneira direta, na fala das crianças, o tratamento fonoaudiológico pode proporcionar diversos efeitos positivos no cotidiano dessas, promovendo, assim, uma melhor qualidade de vida.

Entre os benefícios dessa terapia, podemos citar:
– Favorecer melhor comunicação e socialização.
– Desenvolver melhor compreensão que favorecerão melhor linguagem oral e escrita
– Habilitar/ reabilitar alterações do sistema sensório-motor e oral (dificuldades na mastigação e deglutição)
– Ampliar inventário alimentar em casos de seletividade ou recusa alimentar.

Solicite uma consulta

    Start typing and press Enter to search

    Shopping Cart