Fisioterapia Visual

A Fisioterapia, em um contexto geral, tem como principal função a habilitação e/ou a reabilitação de pacientes que, por alguma razão, tenham apresentado algum distúrbio de natureza cinesiológica-funcional. Quando voltada para a visão, a fisioterapia age de maneira direta na estimulação da musculatura dos olhos que, por algum acometimento, não usufruem de sua total funcionalidade, necessitando, por essa razão, de estimulação através de exercícios ortópticos, tornando possível que esse paciente venha a apresentar uma melhor função visual.

A Habilitação, de um modo geral, é caracterizada pela estimulação do sistema neuropsicomotor através do alcance de novas habilidades para a realização de atividades diversas que, a priori, não foram desenvolvidas. No contexto ocular, a Habilitação Visual tem como principal função auxiliar no desenvolvimento normal e funcional do olho em pacientes, usualmente crianças, que, por algum acometimento visual e/ou neurológico, não tiveram seu desenvolvimento regular.

A Reabilitação Visual, por outro lado, tem como principal função estimular a realização de atividades já antes realizadas e que, por algum acometimento oftalmológico e/ou neurológico, tiveram seu desenvolvimento retardado.

O sistema visual é um dos cinco sentidos do ser humano que se desenvolve a partir de estímulos externos e para que haja desenvolvimento normal da visão faz-se necessário que o olho apresente boas condições anatômicas e fisiológicas. Em casos de crianças com algum acometimento oftalmológico e/ou neurológico – seja ele de maneira congênita ou adquirido durante a infância – e que, por isso, tenha apresentado perda da função visual, a habilitação visual é imprescindível para o desenvolvimento de suas funções visuais.

Entre os acometimentos mais comuns estão: catarata congênita, glaucoma congênito, estrabismo, ambliopia, retinopatia da prematuridade, visão subnormal, deficiência visual cortical etc.

Importante destacar que um acompanhamento com um Oftalmologista pediátrico é indispensável para o diagnóstico precoce das doenças oculares e indicação do tratamento mais adequado para o paciente.

A atuação do Fisioterapeuta Visual na Habilitação e Reabilitação Visual é voltada para a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor normal. Em virtude dos prejuízos ocasionados à visão, as aquisições motoras sofrerão um atraso – por alterações consideráveis no equilíbrio corporal e na coordenação motora, ocasionando, assim, prejuízos diretos no desenvolvimento daquela criança.

Além de atuar de maneira direta na estimulação dos músculos oculomotores, utilizando-se de recursos lúdicos e exercícios ortópticos condizentes com o diagnóstico visual daquela criança, um Fisioterapeuta Visual com ênfase na Habilitação e Reabilitação Visual busca, de uma maneira minuciosa, precisa e bem direcionada, preparar a criança para uma melhor performance nas atividades cotidianas e, posteriormente, obter uma maior independência funcional no decorrer do seu desenvolvimento neuropsicomotor.

A atuação de Fisioterapeutas dentro dos ambientes educacionais ainda é recente. Visto que sempre deve ser levado em consideração as melhores condições, adaptação e maior inclusão de todos os pacientes no meio social, a colaboração de um profissional da saúde com os profissionais educacionais é de suma importância para que seja adequada a melhor dinâmica do paciente em seu ambiente escolar, visando um melhor aproveitamento deste, logo, um resultado positivo quanto à sua integração global.

Quando em relação à área de Habilitação e Reabilitação Visual, a atuação do Fisioterapeuta Visual nas escolas é mais direcionado. A orientação é realizada de maneira individualizada e adaptada ao grau de acometimento visual que a criança tem, levando, sempre, em consideração suas limitações e suas habilidades durante a realização de atividades educacionais e sociais.

Melhor incidência de luminosidade, melhor distância que a criança deve estar do quadro, qual cor da mesa de apoio gerará melhor conforto visual à criança, qual o tempo mínimo aquela criança levará para realizar suas atividades e provas, quando será necessária a ajuda mais aproximada de um professor leitor, qual a necessidade de utilização de algum recurso não-óptico, qual tamanho de letra é o mais indicado à criança etc., são algumas das ações que um fisioterapeuta visual realizará dentro do ambiente escolar.

Solicite uma consulta

    Start typing and press Enter to search

    Shopping Cart