Método do Reequilibro Toracoabdominal (RTA)

O método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) é uma abordagem da fisioterapia que avalia e trata o sistema respiratório de maneira integral em todas as idades – bebês, crianças e adultos. Tem por objetivo, incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções pulmonares e das vias aéreas superiores através do sinergismo muscular-respiratório. Essa reorganização, durante repouso e/ou atividades funcionais, possibilita a redução do esforço muscular respiratório, melhorando a ventilação pulmonar.

O método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) busca a reabilitação da função pulmonar de forma integral, visto que, um bom funcionamento dos músculos respiratórios exercerá melhorias em outros sistemas – a exemplo da alimentação, da captação sensorial, do equilíbrio corporal, da fala etc.

Ao abordar os distúrbios respiratórios de forma abrangente é possível vislumbrar uma reabilitação da função respiratória, reintegrando a respiração à atividade sensório-motora global, oferecendo à criança a possibilidade de uma melhor qualidade de vida, valorizando suas potencialidades e, acima de tudo, reduzindo o esforço muscular respiratório.

O método Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) é geralmente indicado para crianças que tenham tido alguma infecção respiratória recente e não tenham conseguido expelir, com os métodos tradicionais, as secreções acumuladas. Apesar disso, o tratamento com o método pode ser aplicado em casos de crianças com alterações posturais, deformidades torácicas, distúrbios neurológicos, distúrbios genéticos etc., que afetem diretamente desempenho pulmonar.

Este, pode ser indicado para pessoas de todas as idades e a aplicação do método é realizada de acordo com as limitações e as possibilidades de cada paciente.

Solicite uma consulta

    Start typing and press Enter to search

    Shopping Cart