Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção e no tratamento de praticamente todas as doenças que causam disfunções ventilo-respiratórias no sistema respiratório infantil, visto que, exercícios de estimulação respiratória são essenciais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos respiratórios.

Serve para melhorar o fornecimento de oxigênio para todo o organismo, liberando as vias respiratórias das secreções e aumentando a capacidade ventilatória do pulmão, diminuindo, assim, o desconforto respiratório.

Visto que o sistema respiratório de um bebê e crianças ainda está em desenvolvimento, a fisioterapia respiratória é indispensável. Além das particularidades do sistema respiratório infantil (como calibre menor das vias aéreas que dificulta a passagem de ar), a predisposição genética, o clima e a poluição do ar deixam as crianças mais suscetíveis a infecções respiratórias. Essas infecções podem gerar um acúmulo de secreções bronquiais, sendo necessário recorrer à intervenção da fisioterapia respiratória nos casos em que a criança não consegue eliminar sozinha.

Seus principais objetivos são: melhorar a capacidade e qualidade ventilo-respiratórias; desobstrução das vias aéreas; eliminação das secreções da árvore brônquica; promover uma respiração confortável, com a desobstrução das vias aéreas superiores e a redução da dificuldade para respirar.

A fisioterapia é realizada por um fisioterapeuta especialista em vias respiratórias, e atua precocemente na prevenção de complicações advindas do acometimento das diversas patologias respiratórias, consequentemente, evitando as internações hospitalares.

Solicite uma consulta

    Start typing and press Enter to search

    Shopping Cart