Saiba a importância da Puericultura

Puericultura (do latim puer, pueris, criança) é a área da saúde que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil.

A SBP recomenda que essas consultas sejam em períodos fixos, devendo a primeira consulta ser antes do nascimento do seu bebê. Posteriormente, as consultas devem ser na 1ª semana de vida, mensal até o 6º mês, trimestral até os 2 anos. Mantendo consulta de 6/6 meses até 4 anos e depois anual até os 19 anos.

Conversaremos sobre como foi o seu pré-natal, como está sendo a alimentação de seu bebê e todas suas dúvidas sobre isso (garanto que serão muitas), como é o sono do seu bebê e como ajudá-lo a ter um sono mais tranquilo; prevenção de acidentes (próximo tópico que discutirei com vocês); orientações antecipatórias (em cada consulta falarei o que deve acontecer com seu bebê em termos de desenvolvimento, doenças possíveis e como evitar); observação do crescimento e peso através das curvas; falaremos sobre vacinação (seus benefícios e efeitos colaterais possíveis); detecção precoce de problemas de saúde e seu tratamento de forma próxima e personalizada e reabilitação caso necessário.

Entrar em contato e centralizar todas as informações de seu bebê, caso ele seja acompanhado por outros médicos e outros profissionais de saúde (o trabalho interdisciplinar sempre será bem visto e desejo saber tudo que passa com seu filho).

É necessário uma consulta de qualidade, ter disponibilidade para tirar todas as dúvidas dos pais e tempo para lhe conhecer melhor. Por isso a consulta deve ser demorada e o seu pediatra estar disponível para lhe atender!

Gostou? Compartilhe :)

POSTS RECENTES

Posts Recentes