Prevenindo o ganho de peso em crianças com Síndorme de Down

É importante prevenir o ganho de peso e obesidade em pacientes com síndrome de Down desde a infância!

A síndrome de Down é uma condição genética causada por um cromossomo extra no par de número 21. Há evidências de maior prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes portadores da síndrome e um dos motivos é relacionado ao fato que os portadores dessa síndrome possuem diminuição na taxa metabólica basal e, consequentemente, redução do gasto de energia.

A tendência à obesidade nesses pacientes é uma característica predominante e se inicia entre os três e os seis anos de idade, acentuando-se na adolescência e dificultando a manutenção de um peso ou massa corporal adequada.

A adequação nutricional deve-se iniciar nos primeiros anos de vida, visando melhorar a qualidade dos alimentos ofertados a essas crianças. Portanto, para que uma criança com Síndrome de Down chegue à fase adulta saudável, minimizando tendências a sobrepeso e obesidade, é necessário um trabalho educativo e integrado entre a família, nutricionista e a equipe interdisciplinar, de modo a identificar as maiores dificuldades apresentadas pela criança, principalmente na fase de introdução alimentar, onde novos alimentos serão oferecidos e os hábitos alimentares serão construídos.

A prevenção será sempre a melhor atitude e minimiza os riscos conservando a saúde dos pequenos que possuem Síndrome de Down.

Gostou? Compartilhe :)

POSTS RECENTES

Posts Recentes