Em 21 de março comemoramos o dia internacional da Síndrome de Down

Em 21 de março comemoramos o dia internacional da Síndrome de Down. Um dos objetivos dessa data é informar a respeito das capacidades das pessoas com Síndrome de Down, conscientizando a sociedade sobre a importância da luta pelos direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas com Síndrome de Down.

É fundamental referir-se corretamente, preferindo o termo “pessoa com síndrome de Down” em lugar de “pessoa Down”, visto que a Síndrome de Down é apenas uma das características do indivíduo. Não use “portador” ou “especial”, são pessoas que possuem suas especificidades e ser especial ou não são marcas que cada uma deixa no mundo.

Vamos entender algumas questões relativas à essa síndrome, reconhecendo o que é mito e o que é verdade.

1- Síndrome de Down é uma doença: mito ou verdade?
Mito. É uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais (o par 21).

2- Síndrome de Down tem cura: mito ou verdade?
Mito. A síndrome de Down é uma condição genética, inerente à pessoa, por isso não podemos falar de cura.

3- Pessoas com síndrome de Down são agressivas: mito ou verdade?
Mito. O temperamento e o comportamento são influenciados por diversos fatores, como o ambiente familiar, meio frequentado, experiências vividas e tudo o que está diretamente relacionado à pessoa.

4- Pessoas com síndrome de Down são carinhosas: mito ou verdade?
Mito. Segue o mesmo raciocínio da questão anterior.

5- Pessoas com síndrome de Down tem a sexualidade mais aflorada: mito ou verdade?
Mito. A sexualidade da pessoa com síndrome de Down é exatamente igual a das outras pessoas, o que muitas vezes acontece é que não são orientados de forma adequada a respeito das mudanças que acontecem em seu corpo e acabam por manifestar comportamentos inadequados.

Rótulos incomodam. Palavras refletem atitudes, crenças e valores. A maioria das crianças e adultos com síndrome de Down vive feliz, fazendo as mesmas coisas que as pessoas sem deficiência faz.

Gostou? Compartilhe :)

POSTS RECENTES

Posts Recentes