Desenvolvimento da Linguagem Infantil

O desenvolvimento da linguagem é um processo complexo e depende de uma série de fatores que compreendem desde maturação neuropsicológica, afetividade, desenvolvimento cognitivo, até contextos nos quais a criança está inserida.

A família é o primeiro contexto na vida da criança e exerce papel fundamental em todos os níveis do desenvolvimento infantil. Para que a criança possa desenvolver seus potenciais, ela necessita de um ambiente facilitador.

A evolução da linguagem, tal como acontece com o desenvolvimento da criança em outras áreas, é um processo gradual e não é igual para todas – umas tem um ritmo um pouco mais lento, outras mais acelerado.

Entre as habilidades básicas de linguagem receptiva e expressiva, adquiridas nos primeiros anos de vida, podemos citar:

1 a 3 meses: Comunica-se com o meio por variações na entonação do choro e dos sonzinhos que emite. Chora, emite alguns sons e dá gargalhadas. Sorri quando alguém fala de frente pra ela.

4 a 6 meses: Grita, emite alguns sons num ritmo como se conversasse. Presta atenção enquanto alguém está falando e vocaliza.

7 a 11 meses: Emite alguns sons, repete palavras simples, bate palmas, aponta o que quer e dá tchau.

12 meses: Fala as primeiras palavras e imita a ação de outras pessoas. Aumenta a interação verbal por meio de balbucio e palavras simples. Identifica o próprio nome quando é chamada. Entende ordens simples como “dá tchau”, “bata palmas”.

18 meses: Forma frases curtas com 2 ou 3 palavras.

2 anos: Seu vocabulário tem cerca de 300 palavras. Compreende e emite frases simples. Pergunta nome e funções.

3 anos: É possível entender tudo que a criança fala, apesar de ainda apresentar alguns erros, especialmente gramaticais. Vocabulário de até 900 palavras.

4 anos: Inventa histórias, entende regras e jogos simples.

5 anos: Fala corretamente frases completas e todos os sons da língua.

Fique atento ao desenvolvimento da linguagem de sua criança. Em caso de divergências, é importante procurar um fonoaudiólogo.

Gostou? Compartilhe :)

POSTS RECENTES

Posts Recentes